Inicial > Comentários de Provas, IPSC, Jaime Saldanha Jr, Tiro Prático > Campeonato Brasileiro 2013 – Etapa Final – Recife

Campeonato Brasileiro 2013 – Etapa Final – Recife

bra_recife_2013

A quinta e última etapa do Campeonato Brasileiro de IPSC 2013 foi realizada de 15 a 17 de Novembro na cidade de Paulista/PE. A FTPPE (Federação de Pernambuco) utilizou o estande Atire que tem o Sr José Porfirio como diretor. Foram 3 dias debaixo de muito sol, porém bem agradáveis devido a brisa que permaneceu presente.

Tivemos aproximadamente 300 atletas inscritos nesta etapa que excepcionalmente foi obrigatória e ainda por cima com peso dois na contagem do resultado final do ano. Foram 5 provas disputadas durante o ano e 2 descartes, tendo esta última etapa multiplicada por 2. Todos os “top shooters” brasileiros estiveram presentes, não só pelo título de campeão brasileiro que estava aberto em todas as divisões, mas também para brigar por uma vaga na equipe ou simplesmente conseguir uma das pouquíssimas vagas sobressalentes para o mundial de 2014 na Florida/EUA. O campeonato mundial acontece a cada três anos e tem suas inscrições limitadas por região (país). Mesmo o Brasil tendo muitos “slots” disponíveis, acaba não sendo suficiente para levar todos que tem vontade de participar desta prova que é a mais cobiçada de todas.

A prova foi extremamente organizada pela FTPPE que tem o La Place (PE) como atual presidente. José Porfirio (PE) foi o Match Director, José Carlos Belino (SP) foi o Ranger Master (juíz principal) auxiliado pelos Chiefs Ranger Officer Dalton Lima (RJ), Frank Stocklein (SP) e Gilberto Perdoná (SP). O Stats Officer (apuração) ficou na mão do Luis Cesar Costa (SP) auxiliado pelo Gemo (SC). Este time auxiliado por mais de 30 Ranger Officers e muitos outros da organização fizeram uma das provas mais organizadas do ano.

Foram 18 estágios divididos em 3 dias de prova mais o shoot off no final, que nada mais é que um duelo entre os 8 melhores de cada divisão: Standard, Open, Production, Classic e Revolver. O nível técnico foi razoável na opinião dos atiradores de ponta. Os esclarecimentos foram sempre os mesmos: “Os estágios estavam muito parecidos, alguns fundamentos foram esquecidos já outros muito intensificados”. Mas de forma alguma este pequeno detalhe foi capaz de ofuscar o brilho da prova.

Tivemos uma briga emocionante até o último disparo da última pista na divisão Standard e Production. Na Standard, eu tive pequenos problemas no primeiro dia de competição que me obrigou a me esforçar em dobro até o final. Por minha felicidade consegui buscar e finalizei a prova com apenas 10 pontos na frente do Eduardo Caldas (RN) e 11 pontos do meu parceiro de equipe Álvaro Neto (BA) de um total de 1600 pontos disputados, ou seja, a diferença entre nós 3 não chegou a 1%. Já na Production, o grande vitorioso foi o Allison Verício (MG) seguido com 2 pontos de diferença pelo atleta revelação do ano Felipe Sarkis (DF) e 13 pontos para o atual campeão Luis Ishihara (DF). Já na Open João Carlos Stevenson (SP) vem sobrando e garantiu com folga a vitória. Há muito tempo eu não assistia uma disputa tão apertada em uma etapa brasileira.

Já no ranking e resultado final do ano, ficou assim. Lembrando que os 4 primeiros de cada divisão irão integrar a equipe para o mundial de 2014.

STANDARD:
Campeão – Jaime Saldanha Jr – 400%
Vice Campeão – Álvaro Neto – 390%
Terceiro – Francisco Dudu Caldas Jr – 381%
Quarto – Lucimar Domingues – 365%

PRODUCTION:
Campeão – Luis Henrique Ishihara – 398%
Vice Campeão – Allison Verício – 396%
Terceiro – Felipe Sarkis – 389%
Quarto – Augusto Ribas – 351%

OPEN:
Campeão – João Carlos – 400%
Vice Campeão – Ildeu Heller – 363%
Terceiro lugar – Marcio Gabriel – 361,4%
Quarto lugar – Leandro Boaventura – 361,3%

REVOLVER:
Campeão – Wagner almeida – 397%
Vice Campeão – Moacir Azevedo – 392%
Terceiro lugar – Daniel Polverini – 356%
Quarto lugar – Rogério Rosas – 342%

CLASSIC:
Campeão: Henrique Pereira – 400%
Vice Campeão – Antonio Roney Lobo – 394%
Terceiro lugar – Marcelo Sabbá – 360%
Quarto lugar – Alecssandro Dutra – 353%

Anúncios
  1. 15/dezembro/2013 às 6:56

    Parabéns para nós Jaime!

    A disputa na Production foi acirrada mas, como sempre, muito saudável.

    Que venha 2014 para que o Time Tanfoglio possa brilhar ainda mais.

  2. 16/dezembro/2013 às 9:40

    Excelente matéria sobre a prova.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: