Inicial > Comentários de Provas, IPSC, Jaime Saldanha Jr, Tiro Prático > European Handgun Championship 2013 – Barcelos/Portugal

European Handgun Championship 2013 – Barcelos/Portugal

ehc_13

Mais uma prova nível IV realizada. Desta vez participei do campeonato europeu “EHC 2013”, na cidade de Barcelos em Portugal.

Na chegada do aeroporto fomos muito bem recebidos pela polícia de Porto, que já estava a nossa espera. Alguns competidores tiveram a infelicidade do equipamento ter ficado na conexão em Lisboa, entretanto,  a TAP informou que eles poderiam retirar no mesmo dia e felizmente deu tudo certo.

A prova estava extremamente técnica, diria até que uma das mais técnicas que já disputei. Muitos alvos cortados, com no-shoot, pintados, móveis, mini plates e pistas com diferentes estratégias. Uma nova tendência, que segundo o Alain Joly (um dos diretores da IPSC) me disse, é de não ter mais alvos com menos de 6 metros (mais precisão do que velocidade) e mais de uma alternativa para resolver cada estágio. Achei a proposta interessante, mas na minha opinião o IPSC não pode focar apenas em precisão, deve ter de tudo um pouco.  Afinal de contas, quem é que não gosta de “sentar o dedo” nos alvos próximos?!

Quando analisei as pistas dois dias antes da prova, visualizei uma prova técnica de modo geral. Com isso estipulei a minha estratégia: atirar seguro. Muitos foram pegos de suspresa, Blake Migues – atual campeão mundial da categoria, só se encontrou no terceiro dia de prova. Comigo aconteceu o contrário, iniciei a prova muito bem focado na minha estratégia e finalizei o primeiro dia limpo com quase 40 pontos a frente do espanhol JC Jaime – atual campeão europeu. No segundo dia de prova estava extremamente confiante e também comecei bem, entretanto, na penúltima e mais difícil pista da prova (de número 5) tive 3 miss, sendo um deles em um mini plate a 40m de distância.  Acredito que isso tenha derrubado minha confiança e colaborado para mais um miss na última pista. Após estas 2 pistas ruins fiz o restante do prova com altos e baixos. O resultado final não foi ruim, mas longe do que planejei e esperava. Minha inconstância me levou ao quarto lugar da prova com apenas 7 pontos para o terceiro colocado, 28 pontos para o segundo e 95 pontos para o primeiro.

Já no Shhot-off, uma “brincadeira” que levamos muito a sério com os 8 primeiros de cada divisão, eu acabei vencendo. Derrotei o dinamarquês Ralf Jensen e o alemão Oliver Damm para pegar o JC Jaime na final. JC ganhou a primeira e eu as 2 últimas. Para quem nunca disputou um shoot-off, eu vou explica rapidamente: É uma experiência única, onde até os mais experientes sentem uma emoção bem diferene que nas pistas. No meu caso, eu sinto o coração “bombar” 4x mais forte que chego a sentir na cabeça. É uma sensação muito boa…

Não poderia de agradecer aos meus patrocinadores e amigos que me acompanharam nesta viagem. Obrigado a todos em especial a Tanfoglio, Lyon Bullets, Geco, Guga Ribas e a família Sarkis.

Resultado Final – Overall Standard:

100% – Juan Carlos Jaime – ESP
96.44% – Petr Znamenacek – CZE
95.30% – Cosimo Panetta – ITA
94.88% – Jaime Saldanha Jr – BRA
92.39% – Blake Migues – USA
91.54% – Ralf Jensen – DEN
91.10% – Adriano Santarcangelo – ITA
89.54% – Oliver Damm – GER
88.93% – Gyorgy Batki – HUN
86.86% – Max Bragagnolo – ITA

Anúncios
  1. 20/setembro/2013 às 14:09

    Você está cada vez mais perto!! E eu estarei sempre do seu lado para comemorar todas as vitórias… e ainda terão muitas pela frente!!! Parabéns, você será sempre meu campeão.Tatti

    • 23/setembro/2013 às 15:25

      Não tenho como agradecer seu apoio de sempre Tati!!!! Isso é muito importante pra mim… Obrigado. Bjs

  2. Álvaro Neto.
    20/setembro/2013 às 14:54

    MAIS UM FEITO HISTÓRICO. FICO FELIZ COM SEU RESULTADO E TRISTE POIS SEI QUE VOCÊ PODE SER O NÚMERO 1. TORCEMOS POR VOCÊ SEMPRE. FORTE ABRAÇO.

  3. Idelma
    20/setembro/2013 às 14:55

    Muito bom Jaiminho. Como disse a Tati, você esta muito perto.
    Adorei a explicação da emoção. Sempre achei que era a pressão que subia, mas você esta correto. É emoção pura saindo do coração. Abraços e parabéns.

  4. Flávio Carvalho Chain
    20/setembro/2013 às 19:09

    Eu estava lá !! Faltou pouco, meu amigo !! Logo esse lugar lá em cima vai ser seu. ninguém atira mais que voce . Ainda de quebra, não tem ninguém mais bacana e amigo.

    • 23/setembro/2013 às 15:27

      Grande Chain, obrigado pelas suas considerações. Vc q é um grande amigo!!!! Grande abraço e vamos cuidar deste joelho, né?! Jaime

  5. Eduardo Sampaio
    20/setembro/2013 às 19:43

    Muito bom Jaiminho, como já te falei ainda verei vc campeão mundial.
    PS : Tem ums vídeos ???

    • 23/setembro/2013 às 15:28

      Olá Eduardo, eu não me preocupei com vídeos nesta prova… Mas algumas pessoas me filmaram com iphone… Vou tentar buscar estes vídeos. Grande abraço

  6. 23/setembro/2013 às 9:25

    Jaime…. e’ apenas uma questao de tempo…. voce coloca o ‘BRA’ na lista dos campeoes e nos da muito orgulho. Parabens pelo seu feito e pela sua conquista…. Vc ‘e grande ! Obrigada por nos representar tao bem…. ah…. brinquei de dar uns tirinhos no MSZU em Olm, Alemanha, e primeiro, fiquei impressionada com o clube…., Segundo commeus resultados kkkkkkkk….. nao queria mais sair de la…. Atirei com uma Saver 200, municao 7mm Rem.Mag …… VC tem que ir la depois da proxima visita a Alemanha….. Queremos nos basear neste clube de tiro para desenvolver isso aqui no Brasil. Se der da uma olhada no site deles…. http://www.mszu.de…... Ja pensou uns 5 destes, ( nas devidas proporcoes ) espalhados pelo Brasil.???? Sera que temos atiradores ou entusiastas pra isso? Vamos nessa !!!!!! Grande abraco.

    • 23/setembro/2013 às 15:36

      Que honra receber um comentário seu Maria. Com o seu apoio eu já melhorei bastante e vou continuar assim. Só tenho a agradecer!!!
      Este estande é maravilhoso!!! Quero sim conhecer!!! E com certeza teremos muitos entusiastas para isso!!!
      Um grande abraço

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: