Inicial > Dicas, Notícias, Tiro Prático > Tanfoglio: Stock II x Stock III

Tanfoglio: Stock II x Stock III

Após muitos questionamentos sobre as diferenças entre a Stock II e a Stock III, segue um post na tentativa de elucidar algumas questões.

Vou tentar ser o mais sucinto possível, mostrando as principais características e minha opinião pessoal.

1º Ponto: Tamanho

DSC00429_2

.

.

Como vocês podem ver na foto ao lado a Stock III é um pouco maior. São 0,6″ a mais em relação ao slide/ferrolho, porém a diferença do barrel/cano é de 0,4″. Isso porque o cano da Stock II fica 0,2″ exposto.

.

2º Ponto: Cano (tradicional x Bull Barrel)

DSC00428_2

Na minha opinião, este é o ponto forte do modelo Stock II. Além dele ser Bull, ou seja, com paredes mais espessas e mais pesado, ele possui o raiamento poligonal somente encontrados nos modelos top race da Tanfoglio. O cano da Stock III é o tradicional com raiamento padrão.

3º Ponto: Conjunto do sistema de gatilho “Hammer” e “Sear”

DSC00432_2 copy

Como podemos observar, a Stock II (à direita) possui o hammer/cão aliviado, também somente encontrado nas pistolas top race da Tanfoglio. Já a Stock III possui o tradicional encontrados em toda linha. O Sear que é peça que trabalha em contato com o hammer também são diferenciados. Porém, na minha opinião, 95% dos atiradores não irão notar nenhuma diferença neste item.

4º Ponto: Acabamentos e calibres

stockiii_s_1

Para o modelo Stock II a fábrica disponibiliza os 3 modelos possíveis: Cromo duro (padrão), Oxidado e GK (pintura de alta resistência que pode ser encomendado na cor cinza ou preta). Já no modelo Stock III podemos optar pelo Oxidado (padrão) ou em cromo duro: Stock III Special (foto à esquerda).

O modelo Special, além de receber um acabamento em cromo duro, também vem originalmente com talas de alumínio e pad/bumper na cor preta.

Porém, independente de qualquer modelo escolhido, o cliente tem a opção de solicitar a sua Stock, seja o modelo II ou III em qualquer configuração. Essa é uma facilidade de comprar direto da fábrica.

Até o final do ano passado, a fabrica estava produzindo a Stock III somente no frame “small”, limitando apenas aos calibres 9x19mm, que é proibido no Brasil e 9x21mm, que acaba sendo um calibre inviável para nós brasileiros. Agora em Janeiro de 2013, no Shot Show, eles divulgaram este modelo também com frame “large”, expandindo assim para calibres como o .40S&W e o 38SA (super).

DSC00434_2

5º Ponto: Recoil Control

Quando eu e meu pai, Roberto Saldanha, testamos estes dois modelos na fábrica italiana, nós utilizamos munição original Fiocchi no calibre 9mm. Deixamos as 2 pistolas preparadas e fizemos alguns testes básicos de precisão para começar, logo em seguida efetuamos alguns disparos em velocidade. Na precisão nada a relatar, as 2 fizeram um agrupamento similar e excelente. Já no teste de double tap e seis disparos contínuos, tivemos uma surpresa. Tanto eu como o meu pai conseguimos acelerar um pouco mais com a Stock II. É exatamente por isso que ela é considerada a melhor Production da atualidade.

6º Ponto: Stock II no topo do mundo

Como alguns já sabem, o patrocinado pela Tanfoglio, atual 5 vezes campeão mundial da divisão open e considerado por muitos o melhor atirador de todos os tempos, o francês Eric Grauffel, está atualmente disparando de Stock II na divisão production. Eu não tenho dúvidas que teremos esta arma no topo de todas as principais competições pelo mundo inteiro.

Com uma visão menos abrangente, nós tivemos 4 Tanfoglio Stock II entre os 5 primeiros do ranking brasileiro de 2012. Sendo que os 2 primeiros, Luis Ishihara e Allison, fazem parte do “Team Tanfoglio”, no qual eu e meu pai formamos e patrocinamos com muito orgulho e satisfação.

7º Ponto: Preço

A Stock III é uma excelente opcão para quem quer economizar algo em torno de R$ 2.000,00. Neste ano de 2013, a Tanfoglio Brasil acredita o número de pistolas modelo Stock III seja equivalente ao modelo Stock II.

.

banner_tanfo_brasil

 

Anúncios
  1. Alvaro Cunha
    01/maio/2013 às 15:41

    Parabéns pela matéria e seu trabalho representando mt bem o Brasil

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: