Inicial > Comentários de Provas, IPSC, Jaime Saldanha Jr, Tiro Prático > 2ª Etapa “Cone Sul” do Campeonato Brasileiro 2012 – Blumenau/SC

2ª Etapa “Cone Sul” do Campeonato Brasileiro 2012 – Blumenau/SC


Photo: Giuliano Bagattini (FCTP)

.

A segunda etapa “Cone Sul” do campeonato brasileiro de IPSC 2012 ocorreu nesse final de semana, em Blumenau. Foi a primeira vez que estive na cidade e fiquei encantado. Pretendo voltar com mais tempo para conhecer melhor.

Eu e meu pai havíamos planejado ir de moto, porém a previsão de chuva atrapalhou nossos planos e desistimos. Saímos na sexta feira cedinho de carro e fizemos uma ótima viagem até SC, porém a volta para SP foi bem mais demorada e cansativa. Esperamos a premiação, que terminou por volta das 17h, e chegamos em casa às 2h devido a dois acidentes e uma ponte em obras no trecho do anel externo de Curitiba.

Falando um pouco da prova, achei padrão e sem grandes surpresas. As pistas desenhadas pelo meu amigo Vagner Brum, que também foi o RM2 deste campeonato, exigiram de tudo um pouco, porem senti falta de pistas mais fluídas. A organização quase conseguiu cumprir o horário programado. Levando em conta o número de atiradores por squad, a prova fluiu super bem.

Falha na nova regra: tivemos uma pista com 3 alvos, onde o briefing dizia que deveríamos disparar 2 tiros em cada free slyle, mais 2 disparos em cada strong hand only e mais 2 disparos em cada weak hand only, totalizando assim 18 disparos. A partir deste ano de 2012 o regulamento não permite mais a contagem “virgínia”, ou seja a quantidade de disparos é sempre “comstock”, sem limite de disparos por stage. Sendo assim, quase todos dispararam a mais com as duas mãos para quando chegasse os disparos com a mão fraca, não houvesse a necessidade de acerto. Eu mesmo confesso que fiz isso. Resumindo, o novo regulamento anulou a idéia deste tipo de estágio, que seria para aferir a destreza do atirador com a mão fraca e até mesmo com a mão forte. Enquanto a IPSC não ajustar estes detalhes, acho desnecessário este tipo de pista.

Meu desempenho não foi dos melhores. Comecei “morno”, porém sem erros, mas na minha penúltima pista do dia, pista 10, ao fazer 4 disparos barricados acertei todos os tiros raspando na tela de divisória. O pior foi que não percebi. As consequências foram 3 misses e 1 PT, devido ao desvio dos projéteis ao tocarem na barricada. Na pista seguinte, tive mais um miss e meus concorrentes me alcançaram, ou até ficaram na minha frente nesta primeira etapa do campeonato. Para o domingo, eu tinha a convicção que precisaria ser agressivo e ao mesmo tempo seguro para não ser derrotado. Felizmente acordei bem. Comecei na pista 12, a mais importante do dia, 32 disparos. Um pouco antes do timer soar, senti meu coração batendo na boca. Isso NÃO é algo que normalmente sinto. Falando o português claro, eu estava “adrenadíssimo”, o que causa um certo desconforto, mas eu adoro esta sensação! Consegui fazer uma pista excelente devido às circunstâncias e consegui baixar 2 seg. do Álvaro e 3 seg. do Fior, que ainda teve um miss e um PT. Pista no vídeo abaixo. Após esta pista eu mantive a calma e administrei até o final, garantindo a vitória.

Na Open o nosso “pupilo” João Carlos venceu com tranquilidade e na production o grande Flavio Chain surpreendeu e fez uma prova impecável, mereceu todo o mérito de campeão da 2ª etapa do brasileiro.

Segue abaixo um vídeo curto desta prova e o overall da Standard:



Anúncios
  1. Yukio
    22/maio/2012 às 14:06

    Muito Bom, Jaiminho. Parabéns pelo resultado e pela performance, demonstrando a capacidade de recuperação. Mande mais impressões para dividir com a gente.
    Abraços

  2. José Maurício de Paiva
    22/maio/2012 às 15:40

    Caro Jaiminho!
    Mesmo quando você diz que foi “mal”, você ainda mandou muiiito bem.
    Parabéns.
    Grande abraço.
    Maurício.

  3. 22/maio/2012 às 17:00

    Parabéns Jaime! Eu comecei a prova no sábado da mesma maneira que você começou a pista 12… Consegui me acertar depois mas os meus erros já haviam custado muitos pontos. Parabéns pela vitória! Até a próxima.

    • 22/maio/2012 às 18:36

      Acompanhei de perto… Mais uma experiência de prova vivida. E como você mesmo disse: Nunca iremos estabilizar o fator psicológico e estratégico. É um aprendizado constante. Vlw! Abs

  4. 22/maio/2012 às 18:27

    Opa! Essa filmagem da pista 12 muito boa, hein Jaime?! Quem filmou? Acho que vou contratar esse cara… ha ha ha!!

  5. GODOI
    22/maio/2012 às 20:13

    Tá vendo Jaiminho como DEUS está com vcs , imaginem o retorno a SP de moto nestas condições, esta pista é perigossisima , evite viagem de moto durante a noite !! Parabéns pelo resultado !!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: