Inicial > Comentários de Provas, IPSC, Jaime Saldanha Jr, Tiro Prático > Brasileiro em João Pessoa 2009

Brasileiro em João Pessoa 2009

João Pessoa é a capital e a cidade mais populosa do estado da Paraíba. E pelo fato de possuir o ponto mais oriental das Américas, a Ponta do Seixas, esta cidade é conhecida como “Porta do Sol”. Segundo os meus amigos residentes, João Pessoa é uma das melhores cidades para se morar obtendo o nível de violência e resistência a prisão mais baixo de todo o nordeste brasileiro.

Esta foi a minha terceira vez em JP, e como todas as visitas foram para competir, somente desta vez sobrou tempo para passear. Cheguei um dia antes e fui ver o famoso por do Sol na praia da Jacaré ao som do Jurandy do Sax. É maravilhoso! O clima estava perfeito, por do sol, cerveja, ótima comida e tudo isso ao som do bolero de ravel entre outras músicas. E no último dia pude desfrutar o belo litoral sul do estado finalizando com uma moqueca deliciosa e caipirinhas no restaurante Canyon na praia do Coqueirinho. Foi uma dica perfeita do grande amigo e Capitão da PM Pablo Cunha.

De um modo geral a prova foi excelente. As pistas estavam bem mescladas e os desenhistas foram muito criativos. Tivemos uns alvos móveis diferentes, como o da pista 2, onde 3 no-shoots metálicos balançavam à frente de 3 mini-plates. As minhas pistas preferidas foram: 3, 13 e 20. O campeonato foi excelente, bem divulgado, nível técnico bom e com mais de 250 participantes. Tive uma pequena participação no telejornal da Globo e Band, que estavam cobrindo o evento. Obrigado ao Kelner, Rogério Rosas e Corsino pela confiança e prestígio.

Meu primeiro dia de prova foi muito bom. Entrei focado e estava muito tranquilo e confiante. Acabei o dia ganhando 5 das 9 pistas disputadas. Já no segundo dia, comecei vencendo a primeira pista, mas alguns problemas surgiram. Tive uma discussão de posicionamento inicial com um RO logo no início do dia, tive 7 panes rápidas devido a uma quebra do “sear” da minha arma e com tudo isso não consegui focar a precisão, tornando meu tiro inconstante. Mas graças ao meu primeiro dia, eu me mantive em primeiro com apenas 2% à frente do meu querido amigo e aluno João Carlos Stevenson.

Fui para o último dia de prova para fazer as 2 pistas restantes de uma forma extremamente segura. O João nunca esteve tão perto de um título brasileiro e ele sabia que deveria arriscar, pois mesmo se zerasse as 2 pistas, o segundo lugar já estava garantido. E foi o q ele fez. Logo na primeira pista ele arriscou um “triplo tap” em um móvel da pista 14, mas errou. Isso ampliou a minha pequena margem. Na segunda pista ele se arriscou novamente fazendo os 9 alvos em movimento, onde todos fizeram 2 postos parados. Se expôs mais uma vez e me venceu por pouco na última pista do campeonato, mas não foi o suficiente. Acabei vencendo o meu sétimo campeonato brasileiro, sendo o quinto consecutivo. Valeu João por mais esta disputa sadia.

Pra mim a grande revelação deste campeonato foi na categoria Production, onde Luis Henrique Ishihara surpreendeu e venceu com uma margem de 8,5% para o segundo colocado. Ishihara não poupou esforços para esta prova, treinou forte, investiu em cursos e o resultado apareceu. A conquista foi mais que merecida. Parabéns amigo pelo seu primeiro brasileiro!

Nilton Fior foi outro atleta que mostrou como se deve atirar para ganhar um campeonato grande e merece total gratificação. Fez uma média incrível e para vocês terem uma idéia, ele venceu apenas uma das vinte pistas. Fior venceu seu 5º brasileiro e se eu não me engano, é o maior vencedor nacional de todos os tempos na categoria Standard.

Os 3 primeiros de cada divisão:

Open
1º Jaime Saldanha Jr – 100% (SP)
2º João Carlos – 97.07% (SP)
3º Alex Chang – 92.96% (SP)

Standard
1º Nilton Fior – 100% (PR)
2º Cesar Castro – 98.28% (BA)
3º Dudu (Standard) Caldas – 95.24% (RN)

Production
1º Luis Henrique Ishihara – 100% (DF)
2º Vagner Brum – 91.51% (DF)
3º João Quirino – 90,33% (DF)

Modified
1º Augusto (Guga) Ribas – 100% (RJ)
2º Ildeu Heller – 95.65% (MG)
3º Luis Cesar (Pizza) Costa – 77.39% (SP)

Revolver
1º Wagner Almeida – 100% (MG)
2º Rogério Rosas – 93.19 (PA)
3º João Garcia – 86.75% (MG)

– Resultados detalhados: www.tirodinamico.com.br/
– Meu Flickr: www.flickr.com/photos/jaimesaldanhajr/

Obs.: Em breve colocarei uns vídeos deste campeonato.

.

Anúncios
  1. SUSUMU
    05/novembro/2009 às 12:14

    Jaime, parabéns mais uma vez. Achei que esse campeonato fosse uma das mais disputadas, justamente porque o nosso amigo Joãozinho está no seu calcanhar. Assim, vc terá motivo maior para disputar e a vitoria será sempre mais saborosa.
    Nesse campeonato, procurei mais pontuar, evitando ao máximo o miss e preocupando muito com “pressão no gatilho” conforme vc sempre disse. No primeiro dia consegui me controlar, mas no segundo dia….as coisas começaram a fugir do controle, onde começaram alguns miss e principalmente os dedos começaram a dar panes. Preciso treinar mais os controles. As suas observações são muito valiosas porque me ajudam muito a analisar os erros que eu cometi e desejo sinceramente a vcs dois (Jaime e Joãozinho ) que sejam melhores do mundo.
    Cá entre nós…não deixe seu aluno passar a perna ( risos)
    Sucesso e gd abraço.

    • 05/novembro/2009 às 12:20

      É isso aí Susumu… se eu me descuidar o negócio fica feio pra mim. Mas pode deixar que não vou dar moleza para o João (rs). E com relação ao seu desempenho, eu gostei bastante. Vc só perdeu para o Josias que é bem experiente e se dedica muito. Acho q foi o seu melhor resultado em um brasileiro, não é mesmo? Creio que com um pouco mais de treino vc conseguirá encostar e quem sabe supera-lo. Estamos constantemente aprendendo, lembre-se disso. Obrigado pela força e até a última etapa do Paulista.
      Forte Abraço,
      Jaime

  2. Alvaro Neto
    05/novembro/2009 às 12:36

    Grande Jaime!! Palito Atômico. hehehehe. Mais uma vez parabéns, estive como sempre torcendo por você, acredito muito no seu tiro e não será fácil para ninguém derrotá-lo. Fico contente também em saber que a disputa será sempre sadia! Forte Abraço,

    Álvaro Neto.

    • 05/novembro/2009 às 13:49

      Grande Álvaro… Palito e Azeitona Atômicos !!! rs…
      Vlw pela torcida !!! E parabéns pelo 6ª colocação no geral da STD.
      Quero ver vc no topo !!!
      Forte Abraço

  3. 05/novembro/2009 às 13:25

    Jaime,
    Parabéns pelo texto e, é claro, pela vitória no Brasileiro!
    Só senti falta de menção às “nossas” divisões (ou TAG´s), aquelas que só valem aqui no Brasil. Que discriminação! Rsrsrs.
    Saudações,
    Rebelo

    • 05/novembro/2009 às 14:03

      Olá Rebelo,
      Não é nada pessoal, mas imagina se eu colocar o resultado de todas as classes e tags ? A página iria ficar enorme.
      Abs,
      Jaime

  4. Kiko
    05/novembro/2009 às 13:26

    Caríssimo,

    Ja falamos pessoalmente, porém não podia deixar de participar do seu blog, meus parabéns !, não só pelo campeonato, mas pela iniciativa, pelo diferencial, e por todo o carinho e amizade que nos proporciona.
    Como competidor vivo a dificuldades dos tempos de Jaime Saldanha Jr e Cia, mas agradeço a Deus a oportunidade de estar entre vocês disputando saudavelmente todos esses campeonatos, com certeza a minha vida seria vazia sem tudo isso.
    Deus te abençoe, e continue sendo esse cara de sempre !
    Forte Abraço.
    DvC

    • 05/novembro/2009 às 13:52

      Digo o mesmo Kikão !!! O IPSC e todo o resto fazem parte de nossas vidas, sem sombra de dúvidas…
      Vlw !!! Abs !!!

  5. Demétrio Medeiros
    05/novembro/2009 às 13:40

    Jaime, meus parabéns por mais um Brasileiro no seu já invejável currículo de títulos no IPSC. Você merece, é um cara dedicado àquilo que faz, portanto é com todos os méritos que está onde está hoje.
    Queria também ressaltar a magnífica performance do Ishihara, como você bem frisou. O cara dedicou-se muito realmente a esse campeonato e mereceu de fato o título na Divisão Production. Idem para o Fior, que deu uma aula de como se deve fazer para sair-se bem num campeonato: REGULARIDADE.
    Aproveitando o ensejo, ainda pensei em cumprimentá-lo pessoalmente durante o campeonato, mas como você estava normalmente já bastante assediado nas ocasiões em que o vi, até mesmo para não atrapalhar mais ainda a sua concentração durante as pistas, preferi deixar para o final. No final terminou também não dando, com aquela correria toda, de modo fica para outra oportunidade.

    • 05/novembro/2009 às 13:57

      Grande Demétrio… Foi uma pena não ter te conhecido pessoalmente… encontros e desencontros né. Mas eu te vi quando recebeu a sua premiação e lembrei logo dos textos do TD. Fica pra próxima.
      Forte Abraço

  6. Keka
    05/novembro/2009 às 13:43

    Jaiminho adorei o seu blog e achei legal o que você escreveu sobre a cidade e sobre o champ! Parabéns por mais uma vitória e fico muito feliz com todas as suas conquistas!Continue assim! “Menininho” preciosoooo! oiauoiauia beijao

    • 05/novembro/2009 às 13:59

      Vlw Érika !!! E parabéns e vc tb pelo vice-brasileiro perdendo apenas pra mama.
      Bjs, Jaime

  7. 05/novembro/2009 às 15:32

    JAIMINHO MEU CARO, VC MERECE TODAS AS CONQUISTAS. TE CONHECER PESSOALMENTE FOI MUITO LEGAL. UM CAMPEÃO QUE NUM TIRA O SORRISO DA BOCA E NEM FAZ SAPATO ALTO E OBRIGADO POR TER PASSADO PELO BLOG DO NOSSO CLUBE DE CAICÓ. ataccaico.zip.net
    MUITOS ALFAS PRA VC HOJE E SEMPRE.

    PAULO JORGE
    RIO GRANDE DO NORTE

  8. Roberto de Barros Pimentel
    05/novembro/2009 às 15:59

    Jaiminho:
    Parabéns pelo Campeonato Brasileiro e estaremos juntos em 2010, com a Buffalo apoiando-o.
    Um super abraço a você, seu pai, sua mãe e a todos os atiradores.
    Roberto Pimentel
    Shooter’s Supply ( projeteis Buffalo)
    Tel: 014 3732 3005
    Email: projeteis@bol.com.br

    • 06/novembro/2009 às 6:42

      Grande Pimentel…
      Seu apoio tem sido essencial para os meus resultados. Vc como poucos no nosso meio enxerga a necessidade de um atirador de ponta que não tem estrutura ($) para manter os treinos.
      Só tenho a agradecer… Muito Obrigado e boa sorte com a nova fábrica.
      Forte Abraço,
      Jaime

  9. Ishihara
    05/novembro/2009 às 17:40

    Grande Jaime, valeu pela lembrança desse seu humilde aluno. Obrigado, mais uma vez, pelos ensinamentos passados. De fato, somente com o treino forte é que se pode alcançar algum objetivo e foi o que fiz. Busquei, com todas as minhas forças, esse título brasileiro, e nesse ponto devo agradecer também à minha esposa, que me deu apoio e segurou as pontas com Arthurzinho, enquanto eu estava treinando à seco e no stand!!!!!! Valeu mesmo Jaime, a matéria está excelente e parabéns grande campeão por mais um título brasileiro. Abraço. Ishihara.

    • 06/novembro/2009 às 6:53

      Ishihara, vc sem dúvida foi a surpresa para muitos nesta competição. Quando te vi atirando no curso em Brasília eu pensei comigo, “o Flávio que se cuide, pois se a cabeça do Ishihara funcionar, ferrou não só pra ele, como para todos da Production”. E como te disse, se vc mantiver esta constância, vai elevar e muito o nível da Production no Brasil.
      Vlw e boa sorte!
      Forte Abraço,
      Jaime

  10. 06/novembro/2009 às 7:04

    Vídeo do João Carlos na pista 20 do brasileiro.

  11. 06/novembro/2009 às 7:07

    Irair (DF) tb na pista 20 do brasileiro.

  12. 06/novembro/2009 às 11:31

    Jaiminho meu velho… É chover no molhado !
    Parabéns e continue !
    Você sabe que você e seu pai são modelos para um monte de atiradores ( desde os mais antigos até nós que estamos chegando agora ! ).

    Um grande abraço e parabéns !

    Ubiratan Lima

  13. JORGE BRITO
    06/novembro/2009 às 12:08

    OLÁ JAIMINHO OBRIGADO PELO ELOGIO DA MINHA PISTA EM JP Nº20, SE DEUS QUIZER NOS ENCONTRAREMOS EM BREVE
    UM GRADE ABRAÇO

  14. wladimir
    06/novembro/2009 às 12:38

    caro jaime jr.
    como se era de esperar, mais uma vez vc demostrou a total capacidade qie faz de vc hoje o top de linha em nosso tiro pratico…the best
    parabens irmão

  15. 09/novembro/2009 às 7:56

    Parabéns por mais esta conquista, vamos fazer um manual de exercícios físicos voltado para o tiro, qualquer coisa fale comigo.
    Um abraço.

    • 11/novembro/2009 às 22:50

      Certo Mauricio!
      Daqui 1 semana estarei de volta e agilizaremos os exercícios. Vlw!!! Forte Abraço.

  16. Nilton Antonio Fior
    10/novembro/2009 às 15:41

    Caro Jaime, meus parabéns pela vitória no Brasileiro/João Pessoa. Você é “exemplo” para muitos atiradores, continue assim. Confesso que torço para o João “te apertar” ainda mais, assim, você, portador do “espírito de campeão”, não vai facilitar, com isto, o nível do tiro brasileiro só tem a subir. Faço/Desejo o mesmo na Divisão Standard(que tenhamos vários competidores, disputando tiro a tiro). Fico honrado e agradeço pelas tuas considerações a meu respeito. Forte abraço ao Amigo e espero revê-lo em Floripa.

    • 20/novembro/2009 às 18:33

      Grande Fior, é uma honra receber tal elogio de você. Assim como você, eu tb torço muito pelo João. Tanto é que passo tudo o q sei e mais um pouco pra ele há anos. Esta disputa com certeza irá elevar o tiro da Open no Brasil.
      Forte Abraço e mais uma vez parabéns por mais este brasileiro.

  17. 19/novembro/2009 às 11:01

    Parabéns jaime mais uma vez mostrando raça. Esse RO é aqui do meu clube Caicó RN.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: