Inicial > Comentários de Provas, IPSC > Faz parte…

Faz parte…

cropped-dsc_03951.jpg

Na última etapa do campeonato paulista em Barra Bonita, algo estranho aconteceu. Algo que me intrigou a semana inteira.

Depois de muitos anos eu não consegui me manter focado em uma prova de IPSC. Foram erros em cima de erros. Quanto mais eu me esforçava, mais eu errava. Problema de cabeça, cansaço, falta de treino, preocupação, stress, falta de incentivo/ânimo/concentração, falha técnica, pressão, tensão? O que passou ? Mesmo depois de muita reflexão eu não descobri ao certo o que aconteceu. Pode ter sido uma junção de problemas ou motivos, que pretendo não ter novamente.

No tiro, creio que a metade dos praticantes participam apenas por hobby, existem outros que competem contra si (é aquela história de superação dia à dia, prova à prova) e tem pessoas que só a vitória interessa. Eu me encaixo bem nesta última opção, sempre busco a vitória, mas não é só isso que conta. Atirar bem, se superar e sair satisfeito é o que eu busco, a vitória é uma consequência. As vezes o título de campeão vem, mas não traz junto aquele sentimento de dever cumprido e isso acaba sendo um pouco frustrante mesmo vencendo.

Meu maior sonho é vencer um campeonato mundial, onde aproximadamente 400 atletas disputam na divisão mais cobiçada, a Open. Sei o meu limite e até que ponto posso chegar, sei que hoje não tenho chances de ser um campeão mundial, talvez se eu tivesse a metade dos patrocínios do atual campeão, eu diria que teria chances de brigar. Mas infelizmente no Brasil o incentivo para o Tiro Prático é praticamente zero. Quando um apoio vem, são de empresas de amigos que acreditam e torcem por mim. Já fui o 9º do mundo e atualmente sou o 12º, mas à nível Sul-americano há anos só a vitória me interessa. Quando eu perco é devido a algum problema que tive, isso eu afirmo com toda modéstia.

Foi o que aconteceu neste tenebroso final de semana, pra mim é claro. Os meus sucessivos erros me custaram uma invencibilidade na categoria Standard desde 1997 em todas as provas que disputei neste período. Foram 20 provas sem perder ao longo de 11 anos. A frequência é baixa por se tratar de uma categoria secundária pra mim.

Dados estatísticos:
– Desde 1996, quando disputei o meu primeiro campeonato de IPSC, até hoje eu participei de 86 etapas do campeonato Paulista (Open em 10 anos e Standard em 4 anos contando o atual), sendo que deste total eu não venci em apenas 11. Nos 2 primeiros anos de IPSC (96 e 97) eu não venci em 7 provas, em 2003 fiquei um pouco afastado do tiro e perdi em 2 etapas, em 2008 em 1 etapa e em 2009 mais uma nesta última etapa de Barra Bonita.
– Na Open eu tive um aproveitamento de 95% de vitórias e na Standard, por se tratar de uma categoria que iniciei, tive 68%.

Muitos me perguntam se meu pai me pressiona ou se já me pressionou para vencer sempre. Eu sempre respondo que não, pois de fato meu pai NUNCA me pressionou. Hoje se me fizerem algum tipo de pergunta relacionada a “pressão” eu responderei que existe sim alguém que me coloca pressão, e este alguém sou eu. Só não sei até que ponto isso pode me ajudar.

Vou encarar este deslize como um aprendizado, pois o ser humano está susceptível a erros ou simplesmente acordar um dia com o pé esquerdo.

Faz parte…

Anúncios
  1. Tati
    29/setembro/2009 às 19:46

    Nem todos os dias são bons e nem sempre temos vitórias. Faz parte da vida e querendo ou não, somos obrigados a lidar com isso. Se formos inteligentes, conseguimos tirar algo de bom até mesmo em um resultado ruim. Entendendo e aceitando nossos erros e avaliando cada situação, conseguimos melhorar de alguma forma.
    Tire como lição e não sofra por bobagem…
    No que depender de mim, terá sempre incentivo, apoio, torcida, força e colo.
    Te admiro e te amo muito!
    Tati

  2. Igor Melo
    30/setembro/2009 às 7:59

    Jaimera, minha análise é simples… não dá pra disputar dois campeonatos no mesmo final de semana! vc esqueceu de mencionar que nós participamos da etapa do paulista de pebolim no sábado e ao meu ver você ficou muito emocionado com sua vitória e da tati contra eu e o richard, satisfazendo assim seu desejo de vencer apenas no pebolim… mas olha só professor eu juro que na próxima etapa nem cogitarei de passar pelo salão de jogos contigo hein…rs
    brincadeiras a parte jaimera, isso foi só um mau dia, você é o melhor não tem jeito!!!!
    abração!

    • 30/setembro/2009 às 9:35

      Grande Igor… é verdade, tinha me esquecido do campeonato mundial de pebolim que disputamos… rs… Se vc achou q eu e a Tati mandamos bem, vc tem que ver o Robertão no ataque, não dá chances pra nenhuma defesa… rs…
      Vlw !!!
      Forte Abraço !

  3. Tati
    30/setembro/2009 às 10:23

    Ahahahahahaha… o campeonato de pebolim foi ótimo, mesmo com bonecos mancos e molengos!!!

  4. 30/setembro/2009 às 12:19

    Grande Jaimão,

    Foi realmente uma surpresa este seu deslize, como disse pra galera no dia da prova, não foi eu quem ganhou, foi vc que perdeu pra mim, realmente não sei o que aconteceu, vc estava muito desconcentrado, lembro que em uma pista seu carregador caiu no chão e vc foi pega-lo no chão ao invés de pegar outro do cinto, isso prova que vc estava muuuuito longe, um erro básico que desportistas do seu nível não cometem.

    Agora que vc foi embora pra não sair na foto isso foi….kkkkkkkkk

    Tá me devendo essa fotinho….kkkk

    Leve isso como um aprendizado, geralmente quando estamos em um nível tao alto, nosso único inimigo somos nós mesmos.

    Grande Abraço

    Luis Cesar

  5. 30/setembro/2009 às 12:38

    Po Luizão, nem nos falamos depois da prova né… Foi um dia esquisito pra mim mesmo, mas ao mesmo tempo foi bom para me colocar nos eixos novamente. Eu estou um pouco fora do tiro este ano e principalmente estava fora desta última etapa e deu no que deu. Fui lá pra Garça e atirei bem, isso me tranquilizou… Na próxima etapa provavelmente eu atirarei de Open, pois será um treino para o Brasileiro. Na última serei obrigado a atirar de Std para completar as 6 etapas obrigatórias.
    Vlw e parabéns por esta etapa.
    Forte Abraço !

    • 30/setembro/2009 às 16:48

      Aí Jaimão agora você me animou, vou treinar para ir bem na próxima etapa e garantir mais um 100%, e treinar mais ainda pra última, quem sabe eu não consigo ser Campeão Paulista este ano ainda.

      Abs,

  6. Luciane Rosolen
    30/setembro/2009 às 13:49

    Jaime!!!
    Vc é um ícone no Tiro Prático… engraçado q na primeira pista em Barra Bonita até comentei com vc : “Pensei q vc não fazia mis” rsrsrs
    e concordo inteiramente com a Tati: “aprender com resultados bons ou ruins”, é o q vale realmente. E vc é cara inteligente, saberá lidar com isto!
    Já te admirava muito como esportista, e passei a te admirar ainda mais qdo vc ministrou nosso curso, demostrando visão, experiência e muita humildade. É um campeão nato!!!
    E parabéns pelo blog!!! Muitas informãções importantes a serem compartilhadas, principalmente para quem está iniciando, como eu por exemplo neh…rsrsrs
    Um grande abraço

  7. Perdona
    30/setembro/2009 às 22:30

    Fala Jaime.

    Por Garça, já dá pra ver que vc não estava num bom dia na prova da Barra.
    Fico triste por isso ter acontecido aqui, pois todos os anos fico na torcida de você participar da nossa prova.
    Fiquei em 2º, como no campeonato todo rs…. e posso te dizer…. tava tudo estranho mesmo…. minha arma deu pane, coisa que fazia tempo que não acontecida e atirei super mal. Mas pode crer que esse dia foi exceção para você. Não desanima não, senão muita gente desanima junto… abraços

    • 01/outubro/2009 às 11:49

      Fala Perdoná… pode deixar que não vou desanimar, muito pelo contrário, isso me despertou novamente…
      Eu e meu pai temos acompanhado a sua evolução, que foi grande neste último ano. O Flávio hoje é referência no Brasil, isso é ótimo pra vc. Se encostar nele aqui no paulista, fará bonito no brasileiro. Treina !!!!!
      Forte Abraço!

  8. Chacal
    01/outubro/2009 às 19:12

    Luis Cesar :Aí Jaimão agora você me animou, vou treinar para ir bem na próxima etapa e garantir mais um 100%, e treinar mais ainda pra última, quem sabe eu não consigo ser Campeão Paulista este ano ainda.
    Abs,

    Eu tb gostei de saber isso,tó atrás da minha primeira vez entre os 3 do
    Overall Standard. bora treinar!!!rs

    • 01/outubro/2009 às 19:54

      Chacal, capacidade técnica não falta pra vc ficar entre os 3, isso é fato. Treina mesmo e faz o seu tiro sem aloprar, vc sabe do que eu estou falando né ?
      Boa sorte !
      Abs

  9. Chacal
    06/outubro/2009 às 18:22

    Obrigado pela força Jaime !!!
    De um tempo pra cá,posso afirmar que estou bem mais focado
    Espero passar isso em resultado nessas provas q faltam
    do paulista

    abrazos
    Chacal

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: